Se você olhar apenas pelo o que a função representa, pode
dizer que é obrigação do presidente de uma entidade representativa defender os
interesses dos seus associados. Mas Nelson Goulart, então presidente da
Abrasel-PR no momento mais crítico da história do setor, assumiu o papel como
poucos fariam.
Enfrentando os mesmos dilemas dos seus associados dentro do
próprio restaurante, que obrigavam ainda mais sua presença, optou por abraçar a
defesa do setor de frente, colocando seu estabelecimento em risco. Mesmo
sofrendo duros golpes como tantos empreendedores, foi atuante e participativo como
representante da categoria em todas as reuniões de interesse dos bares e
restaurantes junto ao município de Curitiba. Foi incansável ao defender que os
estabelecimentos não eram vilões na propagação do coronavírus e sim aliados na
prevenção da doença.
Buscou encontrar soluções para empresários de outros municípios
do estado, fortalecendo as demais unidades da Abrasel no Paraná. Costurou
alianças com outras entidades e setores – e conseguiu colocar o Paraná como um
destaque positivo para todo o Brasil. Defendeu com a alma os estabelecimentos,
empregos, trabalhadores e toda a cadeia da gastronomia paranaense.
Foi mais do que um presidente ativo, mas também voz de
serenidade e figura conciliadora no momento de desespero do setor. Abriu canais
de diálogo. Com sua formação humanista, procurou compreender e respeitar lados
diferentes e vozes dissonantes, embora tenha sempre sido firme na tomada de
decisões que envolveram a associação e os restaurantes curitibanos e
paranaenses.
* Por Talita Botos Voitch, head do FoodCo.
É comum dizermos que só
conhecemos quem está ao nosso lado nos momentos de crise. Essa afirmação vale
também para nossos parceiros comerciais, com quem fazemos negócios no dia a
dia. E para os empreendedores da gastronomia curitibana, Ozeias Oliveira, fundador
da Gold Food Service, mostrou que é alguém que está ao lado dos empresários ao enfrentar,
sempre com otimismo e entusiasmo, os desafios do momento mais difícil de todos
os tempos – comportamento que lhe rendeu o título de anjo do setor pelo comitê
do Bom Gourmet.
Em meio às incertezas dos
decretos de fechamento, pouco ou nenhum movimento nos salões e ajustes para a
operação do delivery, Ozeias adotou uma medida que o destacou junto aos seus
clientes: total transparência e compartilhamento de informações sobre os custos
repassados pela indústria e como isso poderia afetar os operadores. Não fecha
portas. Pelo contrário, faz esforços dentro da sede da Gold, em Pinhais, para
segurar altas e não onerar as compras dos empreendedores.
Além disso, como tantos outros, ampliou prazos de pagamento,
reduziu valores para compras mínimas e renegociou as dívidas dos clientes. A
Gold tem a missão de ser referência na distribuição de insumos para empresas do
setor de alimentação fora do lar em tempo real – e na pandemia foi isso e muito
mais.
Ozeias também acelerou projetos como o e-commerce da Gold
para facilitar as compras em tempos de isolamento social. Atualizou o mix de
embalagens para delivery buscando atender todas as necessidades de quem antes pouco
fazia entregas em casa. E não deixou de apoiar ações independentes de
gastronomia, como a Liga das Hamburguerias, Academia da Abrasel, seminários do
setor, hackathons, aceleração de startups, festivais gastronômicos, programas
de televisão, além de inúmeros projetos sociais que levaram comida às famílias
necessitadas durante a pandemia.
*Por Talita Boros Voitch, head do FoodCo.